Tomando como exemplo o Ironman Florianópolis, uma prova onde há organização das sacolas é excelente, os organizadores fornecem 5 sacolas (pode ser alterado conforme o evento):
Usualmente, a sacola geral não é usada durante a prova. Ela deve ser levada no dia contendo o material que você utilizará na largada, além de roupas para antes e depois da prova. Lembre-se de colocar uma sacola de supermercado com tudo o que vai levar para a largada antes de deixa-la junto com as demais sacolas na transição, assim você não esquecerá de nada, como óculos e touca.
Essa é uma sacola com a qual você deve ter extremo cuidado. A sacola de bike deve ser levada no bike check-in, no dia anterior à prova. Será a sacola que você pegará na transição assim que sair da natação. Ela deve incluir seu material de ciclismo, incluindo o capacete, com exceção do que pode ficar preso à bike, como sapatilha (normalmente também pode ficar presa na bike), alimentação e hidratação. Muitos atletas deixam também óculos, géis adicionais, número de peito, roupa de frio, relógio e meias de compressão nessa sacola. Após retirar todo seu equipamento de ciclismo, você deve colocar seus itens da natação (roupa de neoprene, óculos, touca etc.) dentro dessa sacola. Ao sair da tenda, o atleta deve devolver todas as sacolas retiradas a um staff ou coloca-las no lugar indicado. Essa regra varia conforme a competição, portanto, fique atento ao regulamento e ao simpósio técnico nos dias anteriores à prova, onde as regras são explicadas.
Muitos atletas preferem levar toda a alimentação e nutrição na própria bicicleta. Mesmo que você faça isso, o special needs pode ser um backup caso sua alimentação caia da bike, o que é muito frequente. Além disso, vale a pena deixar nessa sacola os suprimentos necessários para trocar o pneu. Imagine que você tenha um pneu furado logo no início da prova. Você pode parar na tenda de special needs (km 47 da primeira volta e km136 da segunda volta em Florianópolis) e pegar mais uma câmara ou mais um pneu, além de outro cartucho de CO2. Caso seu pneu fure novamente, você não ficará à pé. Para pegar seu special needs, você tem que parar a bike e pegar sua sacola, o que significa um tempo perdido. As sacolas de percurso, ou special needs, devem ser levadas na manhã do dia de prova e entregues em local sinalizado pela organização.
Essa é mais uma sacola que deve ser levada no dia do check-in da bike (o dia que você deixará a bike na transição, normalmente, na véspera). Após chegar na segunda transição (T2), você pegará a sacola e entrará na tenda de troca novamente. Você deve deixar todo seu material de corrida nessa sacola, como géis, viseira, tênis, número do peito etc. (veja o checklist no fim deste artigo para mais detalhes). Após tirar seu equipamento de corrida, coloque todas as suas coisas de ciclismo que não serão utilizadas mais nessa sacola, como capacete e sapatilha (caso não tenha deixado essa última presa à bike).
Assim como no ciclismo, o special needs pode contar parte de sua nutrição ou um plano B (ou C). Você também deve levar essa sacola no dia da prova e deixá-la juntamente com o special needs da bike na área indicada. Em Floripa, estará disponível no km 29 e 28.
No fim da prova, você deverá retirar todas as suas sacolas ao retirar sua bike da transição. Além dessas indicações gerais, você pode ver mais detalhes no checklists de sacolas para o Ironman abaixo:
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…