Categories: Notícias

Faça o que precisa ser feito para manter a consistência, a chave para o sucesso de endurance

Por Alun “Woody” Woodward, ironguides

O treinamento para o Triathlon é muito exigente em termos de tempo. Até mesmo o melhor planejamento pode criar alguns problemas, pois temos tantas outras questões incontroláveis para lidar, tais como a família, o emprego e a vida em geral.

A chave para o sucesso nos esportes de resistência é a consistência do treinamento ao longo de um período prolongado de tempo. Se um atleta compromete-se com um programa de treinamento e este programa torna-se parte da sua vida, seu nível de rendimento continuará a subir até chegar a um nível além das expectativas iniciais em um período entre 3 e 4 anos. Se você quer ter sucesso no esporte de resistência você precisa simplesmente fazer o que precisa ser feito. Certifique-se de que o trabalho que precisa ser feito é correto e mantenha o foco sobre ele.

Em um processo inicial de criação de um planejamento de treinos, todos nós queremos maximizar o número de horas disponíveis para treinar. Nós olhamos para nossas vidas e escolhemos um número de horas que sentimos estarmos disponíveis para treinar. Em geral, eu diminuo cerca de 20% deste número e uso isso como uma base para as planilhas. Esse é um número muito mais realista e um número que o atleta provavelmente conseguirá cumprir semana após semana no longo prazo sem sofrer um “burnout”.

©Wagner Araújo

Quando eu digo “burnout” eu não estou falando sobre a fadiga pelo excesso de treinamento, me refiro simplesmente ao lado mental de estar constantemente de um lado para o outro para conseguir dar conta de tudo. Há apenas um certo tempo com o qual podemos manter esse nível de comprometimento sem quebrar de alguma forma e, para muitos atletas, chega um ponto em que o treinamento simplesmente é interrompido por um longo período de tempo.

Então, digamos que você pense que pode treinar 16 horas por semana, diminua 20% e estamos agora em 12 horas por semana (um número bom e que já vi atletas novos no esporte se classificarem para Kona dentro de 3 anos). Assim, o objetivo é a criação de um plano de treinos que se encaixe em torno de sua vida e não vai fazer você se sentir permanentemente estressado. Uma vez definido, é hora de conseguir fazer o que precisa ser feito, semana após semana, após semana, após semana…

Agora chegamos à parte mais difícil, que é colocar o treinamento em sua lista de afazeres de vida. Todos nós fazemos listas, até certo ponto, mas alguns de nós são realmente criteriosos com as listas e se uma tarefa é adicionada à lista, essa nova tarefa tem que ser feita ou parece que o mundo vai acabar!

Eu, certamente, não estou dizendo que você precisa ser tão radical para ser bem sucedido, mas há lições desses indivíduos que podem ser aplicadas para tornar as coisas mais fáceis e para conseguirmos fazer o que precisa ser feito em termos de treinamento.

Um dos primeiros passos é conhecer o seu plano e saber o que você tem que fazer todos os dias. Uma vez que sabemos, podemos ir em frente e criarmos nossas listas. E é melhor ser feito durante a noite: gaste 5 minutos para analisar o dia e, em seguida, escreva a lista para o dia seguinte. Com vidas tão ocupadas a adição do treinamento de Triathlon torna as coisas ainda mais agitadas. Ser capaz de completar tarefas logo no início do dia é a chave para fazer tudo o que precisa ser feito. Treinar no início do dia impede que você passe o dia inteiro pensando no treinamento e distraindo sua cabeça. Além disso, se você tem família em casa, completar o treinamento antes que todos acordem irá liberar o seu tempo para ficar com a família e você vai achar que está muito mais produtivo na parte da manhã, sem distrações.

Então, se você planejou a sua sessão de treino da manhã para começar o dia, antes de ir para cama dormir certifique-se de que você tem tudo que precisa para a sessão pronto, dessa forma você agiliza o processo. Se for necessário, use um “checklist” para garantir que não vai se esquecer de nada.

Como treinador tenho visto vários pequenos percalços ficar no caminho do treinamento como, por exemplo: ir até a piscina e só lá descobrir que a sunga de banho e toalha estão pendurados no secador em casa, em vez de estar em sua mochila ou swim bag. Esta é, sem dúvida uma ocorrência muito comum! Outro clássico é ir para a academia fazer um treino na esteira e descobrir que deixou o tênis em casa. Ou ainda, sair de carro para o treino de ciclismo na estrada e na hora de sair para pedalar perceber que o capacete ou a sapatilha ficaram em sua garagem. Esses fatos, quando acontecem de forma corriqueira, atrapalham o planejamento e fatalmente afetam o desempenho nas provas, que por vezes ficam abaixo das expectativas.

©Wagner Araújo

Por isso, gosto de ter esse pequeno checklist abaixo sempre comigo.

Mochila de natação: toalha, óculos de natação, sunga, touca roupa de banho, roupa de borracha se a sessão for em águas abertas, shampoo e roupas de trabalho (se for direto para o trabalho depois).

Ciclismo

  • Verifique à noite se os pneus estão cheios. Nada nos faz perder tanto tempo quanto ter que trocar um pneu.
  • Roupas para treinar dentro de casa e ao ar livre, atenção para agasalhos já que o tempo é imprevisível.
  • Relógio, medidor de potência, Di2 carregado se necessário.
  • Equipamentos de segurança: sapatilha, luvas, capacete e óculos
  • Se for direto para o trabalho que você tem que levar roupas de trabalho prontas

Corrida

  • Tênis de correr, meias, roupas e agasalhos para possibilidades de tempo frio.
  • Relógio carregado
  • Roupas de trabalho prontos para após a sessão

As listas de cada um serão um pouco diferentes, mas você pode se preparar para maximizar o seu tempo e não deixar de fazer o que precisa ser feito.

Finalmente, é preciso aprender a ser um pouco flexível. Eu mencionei acima aqueles atletas que simplesmente têm que conseguir cumprir toda a lista ou seu mundo acaba! A principal desvantagem dessa mentalidade é que, se algo der errado, o atleta não consegue ver além da sessão que perdeu. Por exemplo, se a sessão for uma pedalada de 1 hora com intervalos em ritmo de prova, o que acontece se você acordar e encontrar o seu pneu estourado, necessitando a troca? Esse processo pode demorar 10 minutos e então a janela para o treinamento que você teve de 1 hora pode ser agora apenas 50 minutos. É surpreendente como muitos atletas simplesmente vêm a sessão como perdida e não fazem nada. Lembre-se sempre alguma coisa é melhor do que nada. Você pode não ser capaz de fazer a sessão completa, mas você ainda pode obter um treino sólido e certificar-se que seu corpo recebeu algum estímulo de treinamento.

Portanto, se você quer dar o próximo passo no seu treinamento e em seus níveis de desempenho, comece a criar suas listas, gaste um pouco de tempo a cada noite certificando-se de tudo que precisa para o dia seguinte. Você fará muito melhor uso do seu tempo, evitando perder sessões de treinamento devido a pequenos percalços.

Aproveite seu treinamento, planeje e consiga fazer o que precisa ser feito para manter a consistência!

Treine com a ironguides – solicite aqui sua planilha

_________

Por Allun “Woody” Woodward – coach ironguides – UK e Hungria

* * * Your best is our business.™ * * *

ironguides oferece soluções esportivas para atletas e praticantes de atividade física de todos os níveis, com treinamento online ou presencial, planilhas específicas por eventos, training camps, curso para treinadores, programas de incentivo a promoção da saúde em empresas, e produtos para a saúde e o bem-estar que propiciam um estilo de vida saudável a nossos atletas. Na ironguides, o seu melhor é nosso negócio! www.ironguides.net/br

Mundo TRI

Share
Published by
Mundo TRI

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

3 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

3 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago