Em um dia de performance impecável, a bermudense Flora Duffy venceu a campeã olímpica Gwen Jorgensen na WTS Cozumel para sagrar-se campeã do Circuito Mundial de Triathlon 2016. Após escapar no ciclismo com mais duas atletas britânicas, Flora conseguiu segurar a vantagem de cerca de um minuto sobre Gwen Jorgensen para conquistar seu primeiro título mundial.
Duddy tinha 166 pontos de vantagem sobre a campeã olímpica Gwen Jorgensen e um segundo lugar garantiria o título, mesmo que a americana vencesse. A bermudense, contudo, não estava disposta a deixar escapar a possibilidade de fechar a temporada com chave de ouro após uma participação aquém do seu potencial no Rio.
Após uma natação forte, Flora conseguiu escapar no ciclismo com as britânicas Jessica Learmonth e Lucy Hall. Jorgensen fez uma boa natação, mas perdeu a fuga nos primeiros quilômetros do pedal. Um grande pelotão se formou para perseguir as líderes, mas o circuito técnico e com piso irregular de Cozumel favoreceu as três atletas da frente, quase sempre lideradas por Flora.
Volta após volta, a vantagem crescia, atingindo 42 segundos na marca de 20km, metade do pedal. Por fim, as líderes chegaram à T2 com cerca de um minuto de vantagem sobre o grupo de perseguidoras, onde estava Jorgensen.
“Estou sem palavras. Eu não sei o que aconteceu! Você sempre espera, deseja e treina para ter um dia perfeito e esse dia aconteceu justamente quando eu precisava!”, comemorou Flora Duffy.
Flora já saiu para correr na frente e, a partir daí, não olhou mais para trás. Apesar de todo o esforço de Jorgensen, Duffy segurou o ritmo e aumentou a vantagem, cruzando a linha com o ouro que lhe garantiu o título mundial e a redenção de sua decepcionante participação olímpica.
Jorgensen, nitidamente decepcionada, foi a segunda. O terceiro lugar foi decido em um incrível sprint entre Helen Jenkins (GBR) e Charlotte Mcshane (AUS), que levou a melhor nos metros finais. Com o 5º lugar na prova, a japonesa Ai Ueda conquistou um histórico 3º lugar na Série Mundial de Triathlon (WTS), atrás somente de Gwen e Flora.
Com muitas dificuldades no ciclismo e depois na corrida, a brasileira Pâmella Oliveira acabou não completando, juntamente com mais 17 atletas, devido às brutais condições de calor e umidade.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…