ITU e Ironman se reúnem para discutir regras

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Notícias

Em um encontro histórico, a direção do Ironman recebeu, em sua sede em Tampa (EUA), membros da ITU (União Internacional de Triathlon). Na pauta do encontro entre as entidades que organizam as principais competições profissionais do triathlon estavam as regras e padronizações do esporte.

O objetivo da reunião era iniciar uma cooperação entre ambos. O primeiro passo foi na coordenação das regras do triathlon dentro de suas diversas distâncias. A grosso modo, a ITU é a responsável pelas distâncias 'curtas' (short e olímpica) enquanto o Ironman pelas distâncias 'longas' (70.3 e Ironman).

"ITU e o Iroman tem muito a aprender uma com a outra", declarou em nota a presidente da ITU e membro do Cômite Olímpico Internacional, Marisol Casado. "Beneficia o triathlon como um todo quando nós trabalhamos juntos para criar ambientes seguros e agradáveis para o esporte", completou

De acordo com a nota divulgada pela ITU, o principal assunto foi a padronização de regras, tanto para as categorias Elite quanto para as de faixa etária. Isso inclui as zonas de transição, penalidades, temperatura da natação, entre outros tópicos. A ideia é que as propostas sejam aprovadas no início de 2015.

"Nós estamos comprometidos em manter um diálogo com a ITU e as federações nacionais. Assim nós podemos padronizar as regras e assegurar que estamos dando aos triatletas do mundo inteiro consistência nas provas e as melhores experiências possíveis. Este é o primeiro de muitos encontros", declarou Andrew Messick, chefe executivo do Ironman.