O melhor amador nas provas do Ironman 70.3 Florida, Ironman 70.3 Foz do Iguaçu, Ironman 70.3 Rio de Janeiro e, neste ano, do Ironman 70.3 Palmas; o treinador e atleta Cid Barbosa é um exemplo para todos:
1 Idade
33 anos.
2 Quando começou no Triathlon
Em 2005.
3 Como começou no Triathlon
Eu comecei a treinar depois de alguns anos competindo corrida de aventura. Vi que gostava de treinar mais do que meus amigos, então resolvi buscar algo individual que testasse meus limites. Foi aí que conheci uma prova chamada Ironman. A partir daí, dei tudo para conquistar esse objetivo. Morava em Natal/RN, e lá não tinha nenhum treinador dessa modalidade. Peguei minhas primeiras férias e fui treinar em Juiz de Fora com um grande atleta, Alexandre Casadio, aos cuidados do renomado técnico Cali Amaral. Logo em seguida, me juntei a este e sua equipe, no Damha, onde passei muitos anos competindo como profissional até decidir voltar à minha cidade e fazer o curso de Educação Física, graduação que se tornou minha profissão.
4 Onde e com quem treina
Eu sou treinador e fundador da equipe CBSports. Nossa estrutura é fixada em Natal, minha cidade, e quando estou lá organizo os treinos e treino com meus alunos e amigos. Desde o ano passado, estou fazendo uma pós-graduação em Brasília e aqui, recentemente, montamos um “time” de peso e temos a orientação, também, do técnico espanhol Cesar Varela.
5 Principais conquistas
Passei um bom tempo competindo na elite e conquistei alguns bons resultados em provas de meio e Ironman, bem como em provas de Cross Triathlon. Depois competi um ano só provas de ciclismo e mountain bike. No ano passado, voltei ao Triathlon e ganhei, como amador, o Ironman 70.3 Florida, Ironman 70.3 Foz do Iguaçu, o Ironman 70.3 Rio de Janeiro e, neste ano, o Ironman 70.3 Palmas.
6 Metas para 2016 e metas de longo prazo no esporte
Neste ano, competirei todas as etapas do Ironman 70.3 no Brasil e algumas fora do país. Pretendo manter os bons resultados na distância. Estou me preparando para ser campeão mundial amador no Ironman, mas isto requer um grande investimento e não sei se terei esse apoio. Se eu não conseguir alguém que acredite nesse projeto, vou continuar fazendo o que mais gosto, competindo as provas possíveis.
7 Distância favorita
Minha distância favorita são as provas de meio Ironman, mas meu corpo funciona melhor no full Ironman.
8 Modalidade favorita
Gosto de treinar mais bike, mas me sinto mais à vontade na corrida.
9 Tipo de treino favorito
Gosto de transições bike e corrida longas, aquelas mais sofridas como:
3h bike com alguns intervalos em ritmo de prova + 10-12 km de corrida variando a intensidade dos estímulos.
10 Bike que utiliza
Uso uma Kuota Kt05 2016.
11 Tênis que utiliza
Uso o Adidas Adizero Adios Boost.
12 Roupa de borracha que utiliza
Hammerhead Hh3 Perform.
13 Patrocínios
Patrocínio: Autoshop
Apoios: Sportmaster, R2L Sportwear, Mix Bicicletas/BSB Tribike, Hammerhead e Lovit.
14 Companheiros de treino
Meus alunos e amigos em Natal e em Brasília, além de meu novo time que ainda está em construção, mas que já vem colhendo grandes frutos, composto por Vinícius Canhedo, Paulo Maciel e Antón Ruanova.
15 Sonho no esporte
Esse esporte já é minha vida. Meu sonho no esporte era este, poder trabalhar e vivenciar ele 24h por dia e isto eu já faço. Sonho? Manter-me vivo!
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…