Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Se as Olimpíadas de Sydney 2000 marcaram a estreia do Triathlon nos Jogos Olímpicos, Atenas marcou o encontro mais duro entre o nadapedalacorre e os arcos coloridos até hoje.
Se na Austrália estavam presentes 48 mulheres e 52 homens, na Grécia foram números iguais: 50 homens e 50 mulheres alinharam no Vouliagmeni Olympic Centre para 1.500m de natação, 40km de ciclismo e mais 10km de corrida.
Em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, pela segunda vez consecutiva o Brasil classificou uma equipe completa, com seis triatletas, sendo que cinco deles já tinham experiência na competição: Carla Moreno, Mariana Ohata e Sandra Soldan, todas entre as 15 melhores do mundo, Leandro Macedo, Juraci Moreira e o estreante Paulo Miyashiro.
Nossa delegação teve um período de 20 dias de aclimatação em um centro de treinamentos em Portugal antes de embarcar para a Grécia. Ainda assim, não conseguiu superar os resultados de Sidney, especialmente em virtude da dificuldade da prova de ciclismo.
A competição feminina foi marcada pela desistência de duas brasileiras. Sandra foi a primeira a sair devido a uma forte dor no glúteo esquerdo, que a fez pedalar apenas com a perna direita, mas acabou forçando a parada. Para Carla, o problema foi a dificuldade do percurso, o calor e o cansaço. A única a completar a prova foi Mariana Ohata, que chegou em 37º lugar.
No dia seguinte, Leandro Macedo foi o primeiro entre os brasileiros, chegando em 31º. O estreante Paulo Miyasiro saiu da prova de natação na segunda colocação, mas o ciclismo foi o grande vilão mais uma vez. Miyasiro foi perdendo posições e terminou em 41º, para depois se recuperar na corrida e chegar em 34º lugar. Juraci Moreira foi o terceiro brasileiro a cruzar a linha de chegada, na 41ª colocação.
No evento-teste, realizado em 2003, os campeões foram o dinamarquês Rasmus Henning e a medalhista de prata em Sydney 2000, Michellie Jones. Em 2004, a história foi bem diferente. O ouro ficou com a austríaca Kate Allen e o lendário neozelandês Hamish Carter, enquanto Hennning amargou um 7º e Jones sequer participou. A prata ficou com mais um triatleta lendário, o também neozelandês Bevan Docherty. Confira os medalhistas
Masculino
Ouro – Hamish Carter (NZL)
Prata – Bevan Docherty (NZL)
Bronze – Sven Riederer (SUI)
Feminino
Ouro – Kate Allen (AUT)
Prata – Loretta Harrop (AUS)
Bronze – Susan Williams (EUA)
No próximo capítulo da série, falaremos de Pequim 2008, que revelou Jan Frodeno para o mundo. Fique ligado no maior portal de Triathlon da América Latina.
Leia também: Retrospectiva do Triathlon nas Olimpíadas: Sydney 2000
Compartilhar link