Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A Shimano anunciou nesta semana o lançamento da nova linha de componentes Dura-Ace R9100, o grupo mais sofisticado da marca japonesa. O grande destaque ficou por conta da nova pedivela com medidor de potência integrado, o primeiro de sua história.
A empresa apresentou ainda novos pedais e rodas, mais aerodinâmicos e leves. Para a linha eletrônica Di2 (R9150), o destaque é a troca de marchas sincronizada.
O novo medidor de potência é o FC-R9100P, que a Shimano alega ser o mais preciso e sofisticado disponível para suas pedivelas. Ele fornece dados da perna direita e da esquerda, além de dados de cadência. O sensor se localiza na parte interior da coroa integrada, enquanto o receptor dentro da aranha, como acontece nos medidores da Pioneer.
Uma característica muito interessante do medidor integrado é que os atletas podem trocar as coroas sem afeta-lo, o que costuma gerar grandes transtornos em outras marcas. Ele possui bateria recarregável e pode ser atualizado e verificado por aplicações em smartphones, já que possui, além do protocolo de troca de dados ANT+, conectividade via Bluetooth. Por ser integrado, o medido não poderá ser comprado separadamente.
Outro ponto interessante do novo grupo Di2 é um transmissor wireless que permitirá conectar os trocadores a um smartphone (provavelmente Android e Apple), para ajustes e calibragens, além de atualizações. Uma novidade, herdada do grupo eletrônico de mountain bike XTR, é a troca de marchas sincronizada, que visa evitar o cruzamento da corrente, assim, o câmbio ajusta automaticamente a coroa da frente. O novo transmissor wireless tem a capacidade de transmitir dados do grupo para ciclo-computadores compatíveis, inclusive informações sobre a vida da bateria. Para quem já possui grupos Di2 com o E-Tube, será possível realizar o upgrade para o novo sistema.
Os novos câmbios traseiros passam a aceitar o novo cassete de 30 dentes, frente aos 28 dentes da linha anterior (série 9000). Há também a possibilidade de freios integrados hidráulicos, tanto para rodas C40 quanto para C60, ambas disponíveis em clincher ou tubular.
A Shimano deve começar a disponibilizar as novidades para o mercado até setembro de 2016, todas ainda sem preço definido.
Compartilhar link