Um bate-papo com Liz Lyles, a recordista do Ironman Florianópolis

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Notícias

WagnerAraujo_2016_IMFlorianopolis_5WA_1125

MundoTRI: Liz, no ano passado, você estava claramente desapontada na linha de chegada. O que você aprendeu daquela prova?

Liz Lyles: Sim, com certeza fiquei muito decepcionada com o segundo lugar no ano passado, pois perdi por apenas 1 minutos e 20 segundos. Eu cometi alguns erros na natação e nas transições. Claro que é fácil olhar para trás e pensar que poderia ter sido a diferença entre a 2ª e a 1ª colocação. Eu estava muito preocupada com as mulher que nadaram na minha frente e estavam na frente no ciclismo, mas não estava preparada para reagir a alguém que vinha de trás. Eu pensei que eu era a perseguidora, não a perseguida!

MundoTRI: Qual foi sua motivação para correr novamente no Brasil?

Liz Lyles: Minha principal motivação era vencer! Eu treinei muitas horas com foco nesse percurso e eu precisa ser a primeira a cruzar aquela linha de chegada!

MundoTRI: Você venceu, praticamente, de ponta a ponta. Você se sentiu ameaçada pelas outras competidoras durante a prova ou apenas seguiu seu ritmo programado?

Liz Lyles: Eu, normalmente, sou a perseguidora, buscando todo mundo com a minha maratona. Assim, fiquei surpresa em liderar essa prova tão cedo. Eu segui o plano do meu treinador Cliff English e forcei o ritmo em alguns pontos do percurso. Eu queria garantir uma boa vantagem quando chegasse à T2, já que sabia que havia algumas corredoras fortes na prova. Eu me aproveitei da vantagem que construí. Ao ver quão longe as demais competidoras estavam, eu estava extremamente motivada, assim continuei forçando o máximo que pude, mas de forma inteligente. Recentemente, quando venci o Wildflower Triathlon, foi minha primeira experiência saindo correndo na frente, o que me ajudou a ganhar confiança e conhecimento sobre como manter a liderança na corrida.

MundoTRI: Você considera essa sua mehor prova de todos os tempo? Por que?

Liz Lyles: Eu acredito que esteja entre as minhas três melhores performances atléticas de toda a minha carreira. As outras entram nesse ranking foram o 7º lugar em Kona, e a vitória no Wildflower com um Sprint contra a super estrela Heather Jackson.

WagnerAraujo_2016_IMFlorianopolis_5WA_0200

MundoTRI: Agora você terá tempo de trabalhar em sua preparação para Kona sem ter que buscar mais pontos. O que isso muda para você?

Liz Lyles: Isso significa que eu posso desfrutar algumas semanas do verão com meu marido e filhos, sem ter que me virar para encontrar mais provas! Eu competi 4 70.3 e agora o Ironman Brasil, então preciso de um descanso. Depois começo meu ciclo visando Kona, de forma similar ao que fiz para Florianópolis.

MundoTRI: Falando sobre Kona, eu acredito que seu objetivo seja um top3, certo?

Liz Lyles: Com certeza! Kona é um mundo diferente, com clima quente e úmido. Além disso, o startlist feminino tem fica mais forte a cada ano. Vou me preparar da melhor forma que posso, usando o Brasil como motivação, mas respeitando o percurso e a competição em Kona.

MundoTRI: Você está perto de uma maratona abaixo de 3 horas no Ironman. O que precisa para chegar lá?

Liz Lyles: Estou bem perto! A cada prova eu aprendo o quanto posso forçar na bike e ainda me sentir forte para a maratona. Eu forcei muito no pedal em Floripa, e pelos primeiros 24km eu me senti fantástica. Eu acredito que seja aoenas uma questão de manter o pace e a nutrição de acordo com o planejado. Isso é algo que eu e meu treinador trabalharemos para Kona.

MundoTRI: Quando você pensa nos fãs brasileiros, o que vem à mente?

Liz Lyles: Barulhento, louco, dedicado e entusiasmado! Desde os fãs venerados do Ironman até os locais que trabalham em hotéis e restaurantes, eu descobri que se trata das pessoas mais legais que conheci no mundo!

MundoTRI: Vamos vê-la novamente aqui no Brasil?

Liz Lyles: Com certeza! Eu tenho tentado pensar em uma prova de cada vez atualmente, mas estou começando a me sentir em casa em Floripa, então eu espero voltar!

MundoTRI: Algum agradecimento em especial?

Liz Lyles: Gostaria de agradecer o incrível hotel Jurerê Beach Village, todos os staffs do Ironman, os fãs loucos e todos os locais in Floripa por criarem uma experiência tão memorável. Obrigado a vocês do MundoTRI pelo suporte também!

> Cobertura Especial Floripa 2016