Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Você nada, pedala ou corre, e pensa em começar no triathlon? Acha que chegou a hora de dar mais um passo na sua vida de esportista? Pois bem. Muitas pessoas tem essa vontade, mas às vezes não o fazem por falta de orientação ou acabam fazendo de forma errada e se lesionando. Isso porque o triathlon é um esporte que demanda muito do atleta, pois exige dedicação e um bom preparo físico para encarar não só as competições mas principalmente a puxada rotina de treinos. “Primeiro de tudo, o atleta deve entender que triathlon não é só nadar, pedalar ou correr. Triathlon é tudo junto. Partindo dessa premissa, o atleta deve procurar um treinador especializado na modalidade, e não um treinador para cada função”, diz Rogério Carvalho, treinador especializado em triathlon, com certificação do Ironman.
A recomendação do treinador àqueles que desejam começar no triathlon é fazer um “check-up” técnico: qual modalidade já treinou ou treina, histórico de lesões, qual modalidade do triathlon tem mais dificuldade ou facilidade, etc. Essas informações são fundamentais para preparar o atleta para o ingresso na prática. “Tudo isso contribuirá para que o atleta se adapte da melhor forma possível ao novo esporte, minimizando o risco de lesões e tornando a prática prazerosa e desafiadora”, explica Rogério, dizendo que o tempo necessário para se adaptar aos treinamentos de triathlon e, consequentemente, estar pronto para participar de competições dependerá da condição e dedicação de cada atleta. “Isso será revelado no dia-a-dia dos treinos e o treinador deverá ter sensibilidade para avaliar e dar um prognóstico”, afirma o treinador, que a seguir ressalta três aspectos importantes que o triatleta novato deve considerar para encarar o novo desafio:
Histórico esportivo: é desejável que você já pratique ou tenha praticado alguma das modalidades que envolvem o triathlon, isso certamente tornará a adaptação aos treinos mais fáceis.
Disponibilidade: treinar três modalidades requer tempo e disciplina, então é preciso ter um foco maior nos treinos, além de conseguir organizar sua agenda de compromissos para poder se dedicar de forma adequada ao esporte.
Tipo de treinamento: fazer o treino de cada modalidade separado pode demorar mais tempo para que você chegue a um nível confortável para competir em um triathlon, por isso é importante fazer também treinos de transição, o que ajudará muito na evolução da prática.
Compartilhar link