Quando participar de um Ironman?

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Treinamento

Com o rápido crescimento do Triathlon, é normal que o Ironman também tenha se tornado uma distância muito popular. Além disso, o que vem acontecendo são iniciantes no esporte já praticando o Ironman em seu primeiro ano na modalidade e, em algumas vezes, até mesmo como seu primeiro Triathlon. Isso gera um conflito de ideias com atletas mais experientes, pois estes acham que fazer um Ironman, só depois de muitos anos no esporte.

Mas a partir de que ponto um triatleta pode se considerar “pronto” para participar em um Ironman?

Objetivos

Tudo depende de qual é o objetivo do atleta. Fazer um Ironman, mesmo sendo um iniciante no esporte, geralmente, não é uma prática indicada por alguns motivos que explicaremos neste artigo, porém o que se percebe com atletas desse perfil é que para eles o Ironman assume mais características de uma prova de aventura do que de um Triathlon. O ritmo, os objetivos, o material utilizado e o foco é somente completar a prova e nada mais, qualquer outro objetivo de tempo final deve ser secundário. O atleta experiente, com frequência, tem dificuldade de entender que o objetivo é completamente diferente do que ele teria; muito menos “competição” e muito mais uma “corrida de aventura”.

Independente de seu histórico no esporte, seu objetivo deve ser somente de completar, isso irá lhe tirar toda a pressão da prova e você vai ficar mais relaxado e competir melhor. Até mesmo atletas profissionais ou amadores de alta performance em provas curtas devem entrar em uma prova de Ironman somente com o objetivo de “explorar a distância”, nada de tentar baixar de tantas horas ou conquistar tal posição.

Quando você manda uma mensagem para sua cabeça que está “explorando algo desconhecido”, de uma maneira automática já não tem mais expectativas, e isso evitará frustrações e te deixará mais relaxado.

Cuidados

O primeiro cuidado e a maior preocupação de atletas e treinadores quanto à participação em um primeiro Ironman é em relação a lesões. Isso acontece com frequência em atletas sem experiência no esporte, principalmente na modalidade da corrida. O corpo simplesmente não está preparado ou acostumado com o impacto ou intensidade de esforço.

Portanto, se você for um atleta iniciante, a não ser que tenha um histórico com corridas rústicas, faça um planejamento consciente para evitar problemas com lesões. Outro ponto a se considerar é que provavelmente você vai caminhar boa parte da sua maratona no Iron, é preciso entender e considerar isso quando for elaborar sua estratégia de treinamentos.

O atleta experiente não está salvo de problemas, muito pelo contrário. Até mesmo por estar mais condicionado e mais confiante, com frequência, testa seus limites e treina forte demais. Isso pode lhe trazer problemas não somente com lesões estruturais, mas também afetando o sistema imunológico, o que abre oportunidades para outros problemas.

Entenda que o segredo de se treinar para um Ironman está na consistência de treinos ao longo de meses, e não somente em fazer um ou outro treino mais longo. É melhor treinar com mais frequência e menos volume do que o contrário.

Treinos

Um ponto muito importante é em relação às circunstâncias de sua vida profissional e pessoal. Os treinos para um Ironman, mesmo que em volume moderado, irão lhe tomar muito tempo e energia, portanto tenha certeza que sua vida está, de certa forma, estável e organizada antes de iniciar seus treinos.

Fisicamente, você precisa estar “treinado para treinar”, ou seja, ter um mínimo de experiência e forma física para conseguir seguir sua planilha de treinamentos com uma boa consistência. Desenvolva com seu treinador uma estratégia de treinos e provas que sejam ideais para seu perfil. Isso vai depender de seus objetivos e experiência no esporte.

Atletas que buscam performance podem por exemplo “treinar sua modalidade fraca, mas competir com sua modalidade forte”, já para atletas iniciantes, uma maneira segura de treinar com uma carga alta é focar na modalidade em que você tem mais experiência, pois seu corpo e técnica estarão acostumados com ela e problemas com lesões serão menos prováveis.

Sugestão

Minha filosofia é sempre ter o Triathlon como um estilo de vida que trás pontos positivos a vida do atleta, seja saúde física, objetivos ou até mesmo escape de estresse da vida profissional. Por este motivo, sugerimos aos atletas iniciantes que evoluam naturalmente na modalidade, começando por provas curtas até sentirem confiança em participarem de um Ironman.

O período varia de acordo com objetivos, estilo de vida e histórico esportivo, porém acreditamos que um mínimo de três anos no esporte lhe dará uma bagagem física, mental e de treinos para que suporte de forma saudável e equilibrada a rotina para completar um Ironman.

Já atletas de alta performance e naturalmente mais competitivos que só entrariam em um Ironman para fazer uma boa prova devem ser orientados por resultados em provas mais curtas. Tentar fazer um bom tempo na distância de meio Ironman. Esse será um bom teste e irá motivá-lo com os treinos.

Outro ponto importante para ser explicado é que para atletas de alto rendimento, a performance no Ironman é relativa à performance de provas mais curtas. Portanto, mesmo se você tiver treinando para fazer uma prova olímpica ou meio Ironman, consequentemente, estará trabalhando sua “base” para uma eventual prova de Iron.

Uma maneira clara de visualizar isso é analisando o histórico dos atletas que vêm se destacando nas provas de Iron pelo mundo. Todos eles tiveram grande sucesso em provas curtas. Chris McCormack (Macca) foi campeão mundial em 1997 na distancia olímpica, Craig Alexander (Crowie) por muitos anos dominou a distância meio Ironman e foi campeão mundial em 2006 e 2011, Eneko Llanos, Dirk Bockel, Andreas Raelert e Rasmus Henning, são atletas Olímpicos.

Portanto, antes de se inscrever para seu primeiro Ironman, tenha certeza que seus objetivos estejam alinhados com sua experiência e histórico no esporte.

Bons treinos.