Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para ganhar rendimento nas passadas, é essencial adotar modalidades complementares como parte do programa de treinos. O principal conceito por trás disso é que você aumenta o repertório motor dos movimentos feitos por uma determinada articulação, o que traz inúmeros benefícios.
Quanto mais focado é o movimento, maiores são as chances de uma lesão por exercícios repetitivos (LER). A natação, por usar uma grande quantidade de massa muscular com movimentos muito amplos, gera um aumento na amplitude muscular e relaxa a musculatura do corredor, além de trazer muitos outros benefícios. Veja alguns deles:
Ela é uma ótima atividade para recuperação, trabalhando o corpo todo. Isso acontece porque a água é um bom estímulo para descansar a musculatura, principalmente das pernas, que recebe muito impacto durante as passadas.
Invista na modalidade tanto nos dias de treino de corrida leve quanto nos dias de descanso ativo, já que ela é uma forma regenerativa e compensadora para os membros superiores (pouco trabalhados na corrida). Se praticada nos dias de treino de corrida, que seja no pós-treino.
Cair na água é uma ótima forma de melhorar o condicionamento físico em geral. O atleta trabalha o sistema cardiorrespiratório, fundamental para uma boa corrida. Além disso, nadar ajuda como forma de treino regenerativo – principalmente após uma rotina mais intensa de corridas nos dias antecedentes.
As capacidades motoras e cognitivas também são trabalhadas nas braçadas, já que a mecânica da natação exige sincronia para um desempenho adequado.
A natação tem a vantagem de oferecer muito menos risco de lesões do que outras modalidades, já que não há impacto direto sobre músculos, tendões e ossos.
O atleta precisa ficar atento para não se cansar em demasia. Como o foco é melhorar na corrida e o corpo não está acostumado aos outros esportes, o começo deve ter de um a dois treinos na piscina. Aos poucos, e com a ajuda de um treinador, essa frequência pode ser aumentada. Mesmo se você for um corredor experiente e com um bom condicionamento físico, está praticando um esporte que o corpo não está acostumado, por isso comece devagar.
Na natação, os nados crawl e costas são os mais indicados para iniciantes. Com o auxílio de um treinador, inclua, aos poucos, os nados peito e borboleta. Caso tenha um treinador, mantenha-o informado sobre sua evolução neste esporte e peça dicas.
Compartilhar link