Estômago inchado: 7 bebidas para aliviar o incômodo

Atualizado em 07 de março de 2024

Você já teve a sensação de barriga “estufada”? O inchaço acontece quando o trato gastrointestinal fica cheio de gás e pode ser o resultado de diversos fatores: hábitos alimentares ruins, comer rápido demais, bebidas gaseificadas e alimentos gordurosos ou ricos em lactose (como cebola, alho, repolho, brócolis, couve-de-bruxelas, leguminosas, etc). Para resolver isso, aqui vão 7 chás, sucos e bebidas para ajudar a aliviar o incômodo da barriga inchada.

Chá verde

Sem açúcar ou adoçante, quente ou gelado, o chá verde mata a sede, acelera o metabolismo e pode agir como prebiótico (fibras alimentares não digeríveis que estimulam o crescimento da flora bacteriana intestinal). Ele também possui os polifenólicos, que são antioxidantes naturais encontrados em plantas que são absorvidas pelo trato gastrointestinal e comprovadamente evitam distúrbios gastrointestinais.

Água com limão ou pepino

O limão estimula o metabolismo (pois o ácido ajuda a “quebrar” os alimentos) além de ser um diurético natural, que pode auxiliar o corpo a se livrar do excesso de sal e água.

Suco de melancia

A melancia é rica em potássio, o que torna essa fruta um poderoso remédio contra o inchaço – além de ter poucas calorias.

Chá de hortelã

O hortelã alivia cãibras e dores de cabeça, além de ser ótimo para se livrar a sensação de barriga estufada. Um estudo mostrou que pacientes que consumiram óleo de hortelã por 4 semanas apresentaram queda nos incômodos sentidos na região abdominal, incluindo o inchaço.

Suco de abacaxi

Essa bebida de verão é perfeita e fácil de fazer para se refrescar, além de aliviar o estômago inchado. O abacaxi é rico em bromelaína, que possui um efeito anti-inflamatório e estimula a digestão, ajudando a reduzir o inchaço na barriga.

Suco de salsão

O suco de aipo (ou salsão) está cada vez mais famoso como bebida dietética e de “detox”, mas também é repleto de propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a sensação de barriga inchada. Os compostos vegetais luteolina e pirroloquinolina quinona (PQQ) encontrados no suco de aipo e outras frutas e vegetais são benéficos para o intestino.

Chá de erva-doce

A erva-doce tem propriedades antibacterianas que ajudam a aliviar a indigestão, gases e cólicas. Ele ajuda não só aliviar sintomas gastrointestinais, mas oferece outras vantagens – como combate a infecções – e ainda ajuda a dormir melhor.