Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A corrida e seus benefícios têm atraído um número cada vez maior de portadores de deficiência, além de disponibilizar iniciativas inclusivas para possibilitar que todos possam desfrutar da prática – como é o caso do Pernas de Aluguel.
Para os portadores de deficiência nos membros inferiores, existem próteses e cadeiras de rodas específicas para a prática de atividades físicas. Já os deficientes visuais e mentais podem contar com o suporte dos guias: uma autêntica relação “ganha-ganha”, já que ambos são beneficiados com a prática.
O treino de corrida só não é recomendada para portadores de disfunções cardíacas severas. Para as outras limitações, os benefícios são imensos, tanto físicos quanto psicológicos: fortalecimento dos membros, aumento da resistência cardiovascular e da autoestima, socialização e aumento da sensibilidade a estímulos externos, etc.
Apesar das vantagens, a prática da corrida para portadores de deficiência física ou mental deve sempre ter o aval médico, que determinará frequência, intensidade e demais parâmetros. Veja abaixo uma relação dos principais benefícios para as diferentes limitações físicas e mentais:
Promove o condicionamento físico geral, fortalecimento dos membros inferiores, sociabilidade e satisfação emocional. O único ponto de atenção é o cuidado na prática em terrenos acidentados.
Os mesmos benefícios observados para os deficientes visuais, exceto que no caso o fortalecimento muscular é nos membros superiores. Deve-se ter cuidado nos treinamentos em locais com o solo maleável ou acidentado.
São muitos benefícios: condicionamento físico geral, fortalecimento dos membros inferiores, socialização, fortalecimento do sistema cardiovascular e estímulos externos. Porém, deve-se evitar os treinos com longas distâncias e preferencialmente separar as turmas por sexo.
Compartilhar link